V ENCONTRO ANUAL DE PAGANISMO 2003
THE PAGAN FEDERATION INTERNATIONAL
25 de Outubro Lisboa
Sábado das 15:00h às 19:00h
PROGRAMA
NORTHEN TRADITION
DRUIDISMO
WITCHCRAFT
Marian Green UK
PAGANISMO CELTA
Hight Pristess Lilith e Círculo Lunar da Lusitânia
PFI - PORTUGAL
PAGANISMO FEDERADO INTERNACIONAL
Bilhetes á venda na Aquariana em Setembro
ENCONTRO ANUAL 2002
Hi Isobel,
... "I am happy to bring with me both Doreen Valiente's and Gerald Gardner's Books of Shadows but they are very delicate (they are very old now) and we try to keep them in proper museum conditions. They are after all the two most important documents in Wicca. I would also bring with me some of the items made by Gerald Gardner for Doreen's third degree initiation and the crowns used by them in some of their rituals. I could also bring with me and display Doreen Valiente's full Alter. I have never done this before for anyone.
John Belham
Doreen´s Valiente, Last Priest
Anuncio Oficial da Conferência
"Convidamos a todos os Adoradores dos Antigos, que se encontrem com outros pagãos de váriasTradições numa tarde de Outuno. Este ano temos a honra de apresentar o mais antigo membro da Pagan Federation, e último Sumo Sacerdote de Doreen Valiente.
E pela primeira vez mundialmente, será exibido em Exposição as Ferramentas de Trabalho ritual de Doreen Valiente e .... o Livro de Sombras de Gerald Gardner.
A Wicca da "velha guarda" estará em Portugal e coube-nos a honra de sermos o primeiro país a exibir esta Exposição, pois que foi aqui que foram Iniciados os ultimos da linhagem Gardneriana.
HPs Lilith e HP John Belhayn Paynne não só explicarão os objectos como haverá conferencia sobre a Wicca dos "old days..".
E claro, mais temas, as Tradições Pagãs, animação,
e sessão autografos do livro que estava para editar aquando da Passagem
de Doreen Valiente, e visitantes PFI europeus."
E Como foi?
IVº ENCONTRO ANUAL DE PAGANISMO EM PORTUGAL
BELEZA E ESPÍRITO
12 de Outubro de 2002, 14 horas. O Teatro Mala-posta está repleto de actividade: fazem-se os últimos preparativos para receber o público do 4º Encontro Anual de Paganismo em Portugal. O nervosismo é rapidamente afastado pela refeição tardia e pelo facto de todos chegarem dentro de momentos.
A assistência começa a chegar por volta das 15 horas ... reatam-se velhos e travam-se novos conhecimentos em redor das bancas da PFI-Portugal e de Guida, uma artista pagã que traz consigo algumas criações harmoniosas e belas.
O tema de abertura é o paganismo urbano. A coordenadora nacional Isobel Andrade insta a que os interessados em seguir o paganismo, mesmo no seio de grandes cidades ...
Zé Afonso, seguidor da Tradição do Norte, fala de realidade e de fantasia, descartando desde logo todos os estereótipos romanceados relativos às Gentes, Deuses e Mitos do Norte.... é importante considerar a comunidade no seu sentido mais pleno para que possa existir uma maior responsabilidade por parte de todos aqueles que a ela pertencem- e só assim se conseguirá usufruir plenamente a liberdade.
Cerca das 16h20m é apresentada a exposição dos instrumentos de Doreen Valiente. A simpatia e o humor de John Belham Payne, a quem cabe a conservação e preservação dos instrumentos, contagiam a assistência. Payne convida os interessados a partir à descoberta dos hábitos ancestrais da própria região em que nasceram/vivem. Por outro lado, frisa a importância de recuperar os objectos antigos que possam contribuir para a reconstituição histórica do percurso do paganismo. Também a antiguidade e beleza dos objectos suscitam curiosidades e servem de pretexto para trocar impressões, pequenos episódios sugestivos e até algumas palavras sábias.
Cerca de uma hora mais tarde, as pessoas assistem à projecção de alguns slides sobre épocas festivas do paganismo em variadas Tradições. Os slides acentuam o aspecto comunitário e estético do paganismo, embora o espírito da assistência esteja disperso entre a exposição anterior e o bloco seguinte.
É num silêncio expectante que José Ferreira, coordenador nacional da PFI em Portugal, introduz o tema da Tradição Ibérica, honrando publicamente as mulheres sábias que o despertaram para os mistérios de antanho na juventude... Segue-se a saudação a Trebaruna, Deusa ibérica das batalhas e das alianças. Gil-Herne e a chama da Deusa dançam em uníssono ao som dos adufes e das vozes das mulheres misteriosamente encobertas que assim saúdam Trebarunae... apenas a face da Feiticeira evocando o espírito antigo pelo fogo é visível entre essas mulheres, e é com a música ancestral e com a imagem do guerreiro honrando a sua Deusa que esta conferência finda.
Sara Timóteo
Objectos de Gerald Gardner e Doreen Valiente